quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Welcome to China!

Estou na CHINA!
Fui recebida em Kunming com um sol radioso, não muito frio, e o Kelly à porta do prédio de braços abertos para me pagar o taxi!
Cheguei dia 25Dez, dia de Natal e dia de jantarada no palacete. Sim, um autêntico palacete: 14º andar dum prédio dentro dum condomínio fechado com segurança à porta, duche com massagens e rádio, uma sala maior que a minha casa em Melbourne e uma varanda fechada onde bate o sol o dia todo!
Fomos almoçar a um restaurante chinês onde o Kelly escolheu a dedo todos os pratos. Vamos lá voltar hoje, é tão bom! Fizémos as compras de última hora e voltámos para casa para organizar tudo. O Kelly incarnou no Jamie Oliver e preparou o maior repasto da história.
Foi um Natal diferente mas óptimo! Havia sopa de bróculos, perú, batatas no forno e puré, ervilhas com bacon, mil sobremesas, troca de presentes e ainda uma noitada numa disco chinoca.
Estavam perto de 50 pessoas de todo o Mundo cá em casa mas obviamente passei mais tempo com dois australianos de Melbourne, o Steve e a Ruby, um espanhol completamente alucinado, o David e uma americana, a Jen. Todos estão cá a aprender chinês cm o Kelly. Não sei o que leva esta gente a querer aprender esta língua estranha (que para mim não passa duns grunhidos...).

Mas falemos da China, falemos dos chineses.
Falam alto, vão buscar escarretas ao estômago (só pode, pelo barulho!), cospem no chão, arrotam e peidam-se com a maior naturalidade do mundo. Sim, é nojento, e ainda bem que não vou estar cá tempo suficiente para me habituar. Tal como não me vou habituar aos buracos no chão a que eles chamam de retrete. Andar com lenços e papel na carteira é obrigatório!
Não falam inglês, nem uma palavra, nada, e por alguma razão que desconheço, acham que toda a gente fala e percebe chinês, incluindo eu. Limito-me a abanar a cabeça e rir.
É um país sem dúvida oprimido pelo comunismo onde a opinião fica connosco e está proibida de ser espressada, onde o facebook, twitter, blogs e myspace estão bloqueados pelo governo (o Kelly é um endrominator e arranjou aqui um esquema qualquer...), onde qualquer ataque pessoal ao comunismo é castigado com longos anos na prisão.
O custo de vida é sem dúvida uma vantagem. Come-se por 1 euro, dorme-se por 2,50euros.

Os meus dias aqui prometem... Isto sim vai ser uma aventura!

Sem comentários:

Enviar um comentário