terça-feira, 8 de dezembro de 2009

De Siem Reap a Angkor Thom

Estamos em Siem Reap e a minha companhia de viagem nao podia ser melhor. Passamos os dias a rir!
Siem Reap foi uma surpresa porque nunca pensei no meio do nada haver uma vilinha com tantos bares e restaurantes do tipo western. Ha muita gente que nao passa sequer por Phnom Penh antes de vir para aqui ver os templos. E nao duvido que haja tambem muita gente (ozzys!!!) que vem para aqui beber copos ate cair para o lado e nao vem templos coisissima nenhuma, porque o preco da entrada nos templos aqui (20 USD) sao o suficiente para 3 bezanas, e das grandes.
Temos optado pela comida tradicional cambodjiana e ontem jantei uma sopa de abobora muito conhecida por estas paragens que me deixou com vontade de me alimentar dela ate ao fim da vida!
Ha restaurantes e bares para todos os gostos e feitios, asiaticos, italianos e americanos. Ha pubs e bares que fazem lembrar Melbourne.
Mas a pobreza impera e as vezes somos obrigados e ver coisas q os nossos olhos n desejam, como anteontem, eu e o Guilherme estavamos a voltar para o nosso hotel quando uma crianca de 4 anos nos aborda a pedir leite. Qdo olhamos tinha uma lenco a volta do corpo com um bebe de 6 meses a dormir pendurado nela... Faz tanto confusao olhar como nao olhar... E ficamos a pensar nela ate hoje.

Mas agora sobre os templos, que foi para isso que me enfiei num barco durante 6 horas (e os meus amigos companheiros palhacos de viagem quase apanharam uma insolacao!).

Fizemos business com um condutor de tuk-tuk e ele andou connosco para tras e para a frente (small circuit 10USD; big circuit 15USD).
Os dois templos mais importantes, mais bonitos e mais bem conservados sao o Angkow Wat (cereja no topo do bolo!) e o Bayon. Dantes as casas eram feitas de madeira e so os deus podiam ter casas de pedra. OS templos sao pedras em cima umas das outras, colunas trabalhadas, esculturas de buddhas, leoes e elefantes, autenticos labirintos e muitos tem piscinas e lagos por perto.
O Angkor Wat foi construido no inicio do Sec. XII pelo rei Suriyavarman II como "state temple" e capital da cidade de Angkor Thom. Pela sua importancia e perservacao e hoje em dia um dos simbolos do Cambodja e aperece na bandeira nacional. Ja para nao falar da atraccao turistica que fomenta, dentro de todas as limitacoes que aqui se passam, a economia nacional, se e que assim se pode chamar.
Hoje vimos o sol nascer por tras deste templo e e realmente imponente. Pena o meu cabo USB da maquina ter ficado algures e eu nao conseguir passar as fotografias porque foi um momento daqueles que fica guardado na memoria.
Depois do por do sol fomos ao Bayon. Ja sabiamos que nos iamos sentir obversados e que era igualmente especial. Foi construido para servir de "state temple" oficial dum rei Buddhista no principio do Sec. XIII. Depois de se subir degraus ingremes chega-se ao topo do templo onde inumeras caras esculpidas nos quatro lados das colunas nos observam.
Angkor Thom foi a ultima cidade capital no Imperio Khmer. A sua contrucao teve lugar no Se. XII e ocupa 9Km2.

A parte negativa da visita e sem duvida a quantidade de miudos que falam ingles na perfeicao, muitas vezes tambem frances e espanhol, que tentam vender o que quer que seja a troco de 1USD. O pior e que nao desistem ate lhes dizermos NAO bem alto e com um ar chateado, o que nunca e bom de se fazer quando se esta de ferias num lugar tao pacifico, que inspira tanta calma. As vezes eles sao simpaticos e comicos em vez de chatos e apesar de nao querer comprar NADA, o que deixo logo bem claro, aproveito para falar mais com eles e perceber o que fazem da vida para alem de venderem aguas, mangas, postais e livros. Normalmente mais nada... Normalmente, aquela e a vida deles com 4, 12 ou 20 anos.

Amanha a mim e ao Guilherme espera-nos uma viagem de 12 horas ate Ho Chi Minh City (aka Saigao)de autocarro enquanto o Sirocco volta para Singapura.

Mais novidades para breve...