quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dali e Lijiang

Durante o jantar de Natal conheci uma canadiana que me perguntou se andava a procura duma "travel buddy", ao que protamente respondi q sim, é sempre bom ter companhia.

Dia 27dez partimos em busca duma estação de autocarros que os levasse a Dali. Bilheteira e bilhete em chinês. Qual a porta? Qual a hora? Bom, lá conseguimos perceber no meio de gestos e grunhidos... 5 horas depois estávamos em Dali. Mas não era bem a Dali que nós pensávamos. O nosso destino seria old dali e não new dali, ou Xiaguan.
Luis Lorena, uma palavra agora para ti, que bem me avisaste no teu blog, mas eu cometi o mesmo erro! Lá enocntrámos o autocarro nº 2, que nos levou ao autocarro nº 4, que por sua vez nos levou até OLD DALI.
Nesta cidade tudo se passa dentro de muralhas, no meio de montanhas. Deparei-me com um frio que entra nos ossos e congela. Deparei-me com uma realidade diferente, com uma realidade sem aquecedores e pouca água quente, mas também por 2euros nunca se pode pedir muito.

Dali é uma zona turística mas não choca! Conhecemos uma australiana mal chegámos lá (tadinha estava a viajar ha três anos...) e combinámos ir subir a montanha com ela no dia seguinte.
Mais uma vez, Luis Lorena, não sei porque não segui o teu conselho e ir de cavalo/burro até lá ao topo. Passei 3 horas a subir escadas e trilhas na montanha, subimos até quase 4000metros de altitude. A respiração fica estranha, o coração bate a mil, as pernas quase cediam, a cabeça meia zonza... E ainda íamos a meio!!! Não se brinca com altitude!
Mas depois chegar lá acima, uma vista incrível, pequenos templos abandonados ao tempo e ao vento, ravinas gigantes, cascatas no meio de montanhas densas cobertas de pinheiros... Compensa o esforço... Atravessámos a montanha para o outro lado, desta vez, a direito, o que me fez muito feliz, e voltámos para baixo num género de ovos (como na neve...).
Depois de todo este esforço físico nada melhor do que um grande jantar tibetano. Ingerimos todas as calorias que gastámos, conversámos sobre a China e cultura chinesa, juntou-se um alemão e foi uma noite muito bem passada.

No dia seguinte apanhei um autocarro para Lijiang. A Jen e a Kate ficaram em Dali, os planos delas passam por uma semana de meditação e yoga num mosteiro perdido no meio duma montanha qualquer na China. O que adorava fazer mas dada a falta de tempo, nunca seria possível!

Lijiang é a capital turística do país. Mas agora a época é baixa por isso não se vêm muitos turistas. Os que há, são chineses.

Fiquei a dormir na old town, num backpacker muito simpático, onde se falava inglês, inacreditável! Conheci um casal alemão que está a viver em Pequim, recém-licenciados em Direito. Fiquei de lhes ligar para vermos a Great Wall coberta de neve juntos.
Passeei pela old town durante o dia, uma briza gelava o meu nariz de vez em quando, mas ao sol estava-se tão bem. Ruas estreitas, casinhas típicas de madeira, pequenos richos e pontes velhas de pedra... Velhinhas com os trajes Naxi (cultura de Lijiang), crianças que mal começaram a andar já andam com um mini cão pela trela, ou com uma cabrinha bebé...
Visitei a residência da família Mu, um mega palácio com jardins infindáveis, com templos familiares e com uma vista sobre a old town de cortar a respirção. Passeei pela Balck Dragon Pool, que decididamente não merece os 6euros de entrada.
Apesar de ser turístico adorei passear pelas ruas menos populares, subir e descer escadas esconças, perder-me dentro da labiríntica old town sempre a fugir da sombra e à procura do sol. Tive de comprar cachecol, luvas e gorro.

De volta a Kunming... Dia 31 Dezembro... Passagem de ano! Já ouvi muitos planos, não temos certeza de nenhum. Como qualquer passagem de ano que se preze, tudo se decide à última da hora! De notar que a passagem de ano chinesa se celebra dia 14 Fevereiro e não hoje à noite.

Dia 2Jan parto para Pequim, onde me esperam -15ºC. Wish me luck!

2 comentários:

  1. Sua Louca!!!
    Continuamos de férias e a acampar por isso não temos maneira de ler isto tudo agora!
    Segunda feira mal chegar é a primeira coisa que vamos fazer! hahaha
    Recebemos o postal e ADORAMOS! totalmente inesperado! :) está exposto na sala! lol!
    Continua com os relatos mesmo sem fotos...
    Nós por cá é mais foto que relato :p
    HAPPY NEW YEAR! :)
    Family Vozone

    ResponderEliminar
  2. Da próxima vez já nao te esquecerás de seguir os conselhos do Luís Lorena...

    Bjs

    ResponderEliminar