quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Crazy and happy Laos

"The world is a book and those who do not travel read only one page", St. Augustine.

Não era suposto, não estava planeado, mas acabei mesmo por ir ao Laos. Sinto-me realizada em todos os sentidos, foi a melhor escolha da viagem e foi sem dúvida o país que mais gostei!

Apanhei um avião/avioneta da Lao airlines que levava 30 passageiros. Conheci todos os não asiáticos que íam no avião. E não só conheci como passei com eles todos os dias até voar para a China. Estou a viajar sozinha agora, o que ESTOU A ADORAR, por isso converso com tudo o que mexe!
O grupo fez a minha estadia melhorar em 300%! Dois australianos de Melbourne (!!!), duas australianas de Perth, um holandês e eu. Ficámos todos as dormir no mesmo sítio em Luang Prabang, Spicy Lao backpackers.
Luang Prabang é uma antiga colónia francesa e isso vê-se nas casas coloniais. É uma vilinha pescatória, mas sofisticada, inundada de templos e monges budistas, muito calor, a comida é de se perder a cabeça e um night market que deixa qualquer carteira vazia! Não há lixo no chão, não há pedintes nem densidades populacionais proibitivas, e há muitos turistas, mas tem uma "vibe" relaxada, pessoas muito simpáticas e tudo o que se pode pedir nas férias.
Vi um pôr-do-sol lindo num barco no Rio Mekong com as minhas amigas australianas e duas belgas que se juntaram à grupa do avião.
À noite janta-se num dos mil restaurantes com comida típica ou no night market por menos de 1Euro. A jola bebe-se no Utopia, um sítio onde mal entrei pensei "quero abrir uma cena destas, igual, sem tirar nem pôr, em Lisboa!". Até volei se jogou neste bar! Os bares fecham as 23h30 e segue-se para a disco ou para o bowling. Escolhemos o bowling, e que bem escolhido, foi a maior risada (fiquei em último óbvio!!).

Juntámos ao grupo um canadiano, um americano e um inglês e fomos todos para as Khagshi Waterfalls. Subimos a cascata até ao topo, voltámos a descer e completamnete alagados da caminhada, acabámos em grande todos a nadar em águas azul turqueza.

De Luang Prabang segui num mini bus com mais cinco australianos para Vang Vieng. Um deles era o sósia do Mick Fanning! Perigo de viagem, curvas e contracurvas, íamos matando vacas, cabras e motociclistas, uma aventura. Chegada a Vang Vieng instalei-me no Spicy Lao, outra vez. Bungalows em cima do rio, fogueirinha, zona comum com pc´s, bananas, baguetes e livros... e a grupa que estava em Luang Prabang, estava igualmente aqui!
Vang Vieng não tem estradas alcatroadas, a maioria das guesthouses são bungalows, é um destino muito conhecido entre jovens de todo o mundo dada a oferta variada de bares, alcoól e drogas. Mas, a verdadeira razão da fama desta terra é só uma: TUBING!
Primeiro que tudo (Mãe, isto é para si!), não é bem como as pessoas descrevem na internet. Sim, houve uma miúda que morreu. Sim, há muito alcoól e muitas drogas, mas isso há no mundo inteiro, não é preciso estar aqui!
O Tubing consiste um descer um rio a nado ou numa bóia gigante, ou mesmo a pé, ir parando nos bares que estão espalhados pelas margens, dançar, conhecer milhões de pessoas, rir rir rir, saltar para água em rappel ou com cordas de 5metros de altura e escorregas (que sabe sempre bem visto estarem 35º), matar a sede com jolas fresquinhas e passar um dos melhores dias de sempre! No funso é uma grande festa ao ar livre ao londo dum rio, que começa ao meio dia e acaba as 17h!

Dia 24Dez despedi-me dos meus amiguinhos e segui para Vientiane, capital do Laos, onde não se passa nada, com o único propósito de apanhar o avião para Kunming, China.

Ficam boas memórias deste país! Passei mais dias aqui no Laos do que o inicialmente planeado mas também para quê mudar se é tudo tão bom? Gostava de cá voltar todos os anos! Conheci tanta gente aqui, fiz amigos do mundo inteiro, diverti-me mais que nunca, passei 8 dias BRUTAIS!!