quinta-feira, 9 de abril de 2009

About Melbourne...

Como sabem, estou a viver em Melbourne. É a capital do Estado de Victoria, é uma cidade mais pequena e calma do que Sidney, altamente desenvolvida e organizada, com um número de oportunidades de emprego superior ao de Sidney e não tem os prolemas de uma cidade grande. Vive muito em função dos milhares de estudantes que vêm de todo o Mundo. Melbourne tem uma variedade enorme de Universidades com boa reputação em diferentes áreas.
Melbourne foi fundada em 1835, durante o reinado do Rei William IV.
O seu nascimento aconteceu devido a um grupo de pastores vindos da Tasmania, onde as terras começavam já a escassear. Estes pastores criaram a Port Philip Association com o objectivo de explorarem a agricultura e pecuária nessas terras. Em 1835 John batman chegou no seu navio, explorou os campos e comprou milhares de héctares a oito chefes aborígenes. A 8 de Junho de 1835, Batman e o grupo que o acompanhava navegaram ao longo do Yarra River (que atravessa Melbourne)e gravou no seu diário: "about six miles up, found the river all good water and very deep. This will be the place for a village”. Batman deixou 5 aborígenes e 3 homens brancos para desenvolverem a cidade.
Desde 1835 que Melbourne foi uma província do Estado de New South Wales, tendo sido, aliás, o Governo deste Estado que tratou de todo o processo que envolveu a fundação desta cidade. Mas à medida que Melbourne se desenvolvia, os seus habitantes pediam casa vez mais autonomia.
No dia 12 de Agosto de 1842, Melbourne foi entitulada de cidade.




Hoje em dia a cidade estende-se por largos quilómetros, tem dezenas de "suburbs", é uma cidade cultural e socialmente rica, todos os dias existems espectaculos, concertos, teatros ou eventos desportivos, para todos os gostos e feitios.
As pessoas trabalham das 9h as 5h, a partir das 6h as lojas fecham, os combóios e trams ficam menos frequentes, as esplanadas começam a encher e vêm-se milhões de bicicletas, para muitos o meio de transporte diário, com homens de fato ou mulheres com cadeirinhas de bébé pelas ciclovias espalhadas por todas as ruas da cidade. No centro há esplanadas abertas com música ao vivo, as ruas estão repletas de pessoas, muitas vezes há mini concertos em jardins ou junto do rio.
Aqui tudo se passa, até pedidos de casamento feitos por avião...



O nosso suburb chama-se St Kilda. Fica a 20 minutos do centro, perto da praia e da animação. Temos tudo o que precisamos a 5minutos de casa, é um bairro muito simpático, muitos jardins, não há prédios, e tem gente muito estranha, mas nunca agressiva.




Num dos passeios matinais de fim de semana, parámos num dos cafés de bairro, pedimos o habitué skinny latte e demos de cara com isto:



É bom saber que existe alguém deste lado do mundo que sabe onde é Portugal... Triste é perceber que não são assim tantos os que realmente sabem...

2 comentários: