domingo, 8 de novembro de 2009

Introdução à Nova Zelândia

Nos seus primórdios, a NZ era habitada pelos Maori, povo que, ao contrário dos aborígenes na Austrália, está bem inserido na sociedade e tem crescido muito nos últimos 100 anos, constituindo hoje em dia 16% do total da população. Os primeiros navegadores (ingleses) que lá chegaram chamaram o país de Aotearoa, “the land of the long white cloud”.
As ilhas da NZ são separadas da Austrália pelo Tasman Sea ao longo de 1600km. É o primeiro país no mundo que vê o sol nascer todos os dias pela sua localização no Meridiano de Greenwich oposta aos zero graus. Tem 4.2 milhões de habitantes, por isso é que muitas vezes não víamos absolutamente ninguém durante horas. Aliás, 75% da população vive na ilha norte e a nossa viagem concentrou-se na ilha Sul.
A variedade de flora e fauna é compreensível pela actividade vulcânica, pelos enormes lagos e glaciares. A agricultura e a pecuária são as actividades mais importantes.
O rugby é o desporto de eleição (o próximo campeonato do mundo em 2011 está já a ser intensamente vivido em Christchurch), seguido do cricket e do netball.
Sobre a cultura Maori será indispensável referir as canoas que eram facilmente construídas com a madeira das vastas florestas e serviam de meio de transporte mais usado nos grandes lagos, as tatuagens faciais que distinguiam o papel de cada um nas tribos, e as danças, algumas só para mulheres (“poi”) e outras só para homens, normalmente rituais de guerra, como o conhecido “Haka”, hoje em dia famoso pelas performances da equipa nacional de rugby, os All Black.

Sem comentários:

Enviar um comentário