O plano era descer de Cairns até Brisbane… E assim foi!
Mas vamos dividir em duas pares os 15 dias de loucura pela costa australiana!
Aterrei em Cairns de manhã (directa de Bali...) e fui directa ao Hides Hotel, onde a Quinha e a Maria já estavam a tomar o pequeno almoço… Foi uma emoção o reencontro! Depois das conversas habituais e dum café forte, fiquei a saber que elas já tinham organizado tudo para os três dias que iríamos ali passar: Rafting, Rain forest e snorkling no Great Barrier Reef.
O Great Barrier Reef é o coral mais famoso do mundo, pela sua dimensão, pela diversidade de peixes e outros animais, pelas cores, pela sua curta esperança de vida… Infelizmente o coral tem os dias contados e por isso nós sentimo-nos privilegiadas por podermos ver in loco uma das paisagens mais bonitas e ricas do Mundo.




Na rain forest fizémos imensos passeios e vimos a famosa árvore gigante, cascatas onde os mais corajosos tomaram banho numa água congelada. A diferença de temperatura entre o parque de estacionamento e os caminhos por onde passámos, rodeados de árvores e lagos, é impressionante. Passamos dum tempo seco para um tropical em segundos...
Depois de Cairns, e depois de 12 horas de autocarro durante a noite, chegámos a Airlie Beach, ponto de paragem para quem quer conhecer as Whitsundays Islands. Airlie Beach consiste numa lagoa com relva à volta para quem quer apanhar sol, visto que tomar banho de mar é impossível dada a diversidade animal (e perigosa) existente, um amontoado de hostels com música ao vivo, muita gente, muita cerveja e muita festa!
E eis que chegou um dos pontos altos da viagem: 3 dias num barco, Kiana, com mais 11 pessoas de outras nacionalidades, três tripulantes, um skipper, um cozinheiro e um instrutor de mergulho, todos muito acessíveis e dispostos a proporcionar três dias de loucura pelas ilhas mais brutais da Austrália. Entre almoços e jantares de sonho, mergulhos de 45minutos a 12metros de profundidade, nascer e pores-do-sol inesquecíveis no meio do mar, conversas sobre histórias fantásticas do coral e sobre constelações… Foram três dias em cheio que deixaram saudades!















Hervey Bay e Fraser Island são o próximo destino… Tal como Airlie Beach, Hervey Bay é ponto de passagem para quem está de partida para Fraser Island.
Fraser Island é considerada pela UNESCO como World Heritage, pois preenche os critérios de concessão: a ilha regenera-se a ela própria com todos os seus recursos ecológicos; grande variedade de vida animal e natural nos imensos lagos e dunas; a quantidade de água doce, que ultrapassa a do Sydney Habour, resultante apenas da chuva visto que não existem rios, apenas lagos.
O Lake McKenzy é um dos cartões-de-visita, pelas fotografias percebe-se bem porquê… Tem baixos níveis de Ph e muitos ácidos, impedindo que os peixes façam dele seu habitat. A areia está no seu estado mais natural, muito fina. O lago encontra-se a 90metros do nível normal da água e levou milhares de anos para encher.
Outros spots nas fotografias…
O mar está cheio de tubarão, mesmo à beira mar… Só para explicar porque não tomámos banho….
Bom, como nem tudo são rosas, a nossa caminota 4x4 não teve à altura… Primeiro o guia atolou-a a caminho das champagne pools… Mais tarde, nem para a frente nem para trás, ficámos parados no meio da praia, com o sol quase a pôr-se e muito pouca comida… Foi mais uma aventura!
Desta vez contámos com a companhia da Carina, uma alemã surpreendemente simpática e conversadora (viajada claro...) que já tinha estado nas Whitsundays connosco.
Que giro!!!! Vou imprimir para ter como guia quando fizermos essa viagem!
ResponderEliminarAs fotografias estão mega...
Fico contente de saber que ainda ha MUITO para conhecer neste nosso novo país :)
Que sonho esses sitios por andas mad!!!
ResponderEliminarSo descobri agora o teu blog mas ficarei colada para ver o resto das aventuras!!!!
beijão deste lado do mundo
ROSIE???? Es tu?? Tens o nome em chinoca, japonga, sei la, asiatico...
ResponderEliminar